NOTÍCIAS

03/02/2017

Capazes de iluminar até oito vezes mais do que uma janela do mesmo tamanho, as claraboias são aberturas que podem ser colocadas tanto nas laterais, como na parte superior de qualquer construção.  Proporcionam bem-estar e garantem o conforto térmico, além de gerar economia e preservar o meio ambiente, já que permitem uma ventilação mais eficiente e diminuem o uso de luz artificial.
Além da sua função prática, as claraboias deixam a arquitetura com uma estética contemporânea, conferindo beleza e um clima leve ao espaço.
 
Existem vários tipos de claraboias:
 
-Fixa: Não possui abertura, permitindo apenas a entrada de luz;
-Ventilada: Pode ser controlada manualmente ou de forma automática;
-Tubular: No seu interior, existe um material que reflete a luz solar captada do exterior. É utilizada em espaços pequenos, como corredores e closets.

 
Seus modelos são variados, podendo ser: Plana – um quadrado; Cúpula – onde o vidro é arredondado; Pirâmide – na qual os vidros se projetam para fora do telhado.
 
Os materiais mais utilizados são: Acrílico – mais econômico; Lexan – mais resistente ao vento; Vidro laminado – extremamente resistente, porém, não pode ser usado em formatos de cúpula. 


Fonte: